Passados 75 dias depois da adoção da low-carb, decidi fazer uma outra leva de exames para saber como o meu corpo estava lidando com isso. Antes de entrar nos resultados: fisicamente, tudo parece estar perfeito, com disposição em alta, resistência forte, alto poder de concentração etc.
No entanto, a continuidade da dieta pode estar em risco por conta de um dos indicadores. Vamos a todos:
Em geral, quase todos os indicadores melhoraram: Gama-GT, TGO e TGP, três dos principais indicadores de função hepática, caíram substancialmente (45 para 34, 42 para 32 e 54 para 40, respectivamente).
A glicose também caiu (86 para 82) , juntamente com a insulina (3,5 para 3). O colesterol total subiu levemente (177 para 181), sendo que o HDL foi de 53 para 51 e o LDL de 107 para 120. Todos dentro da normalidade, assim como TSH e T4 Livre.
Tudo também está relacionado à perda de peso: nesses últimos 90 dias, como pode ser visto no gráfico abaixo, 6,7kg desapareceram praticamente sem esforço:
Tudo estaria perfeito não fosse um dos marcadores: a Ferritina. Esta disparou de 257 (há mais de 1 ano) para 334 (há 45 dias) e, agora, foi para 430. Ainda está dentro da normalidade (que fica entre 17,9 a 464) – mas foi um salto alto demais para ser ignorado.
Há, claro, hipóteses plausíveis – incluindo um excesso de consumo de carne vermelha que pode ter gerado o crescimento na Ferritina aliado à queda de outros indicadores relacionados ao fígado. Via das dúvidas, já vou cortar a carne vermelha do cotidiano e trocar por salmão, atum ou frango.
E, claro, está na hora de fazer uma ressonância e de ir ao médico para uma leitura mais científica de todos esses resultados. Na pior das hipóteses, talvez seja o caso de, com pesar, abandonar a LCHF .
A vida deveria ser mais fácil.
Republicou isso em Rumo a Comrades 2015.
Bom dia Ricardo,
Pra mim o seu resultado em geral esta perfeito.
Quanto à ferritina, posso estar enganado mas parece que doação de sangue resolve o problema.
Porque não escreve um comentário no Blog do Dr. Souto e veja o que ele acha sobre isso?
Oi André! O meu caso é um pouco mais complicado porque tive problemas hepáticos sérios no passado, inclusive levando a tirar parte do fígado. Qualquer crescimento assim em marcadores como ferritina pode ser perigoso.
Há, mesmo, a possibilidade de ser consumo de carne vermelha em excesso. Vou para o meu médico quando voltar de Comrades mas, hoje mesmo, farei uma ressonância para checar como tudo está. Espero que as notícias sejam boas!
Perfeito Ricardo, entendo que realmente você deve investigar melhor considerando que já teve problema e já removeu parte do fígado.
Mas indiquei comentar lá no Blog do Dr. Souto que é um médico que vai te dar uma resposta sincera, sem deixar levar pela alimentação.
Digo isso porque acompanho bastante os comentários que são feitos e as pessoas tem o costume de qualquer coisa culpar a alimentação e as vezes até podemos exagerar e achar que existe um problema quando tudo está normal.
Na dieta Low Carb é extremamente normal a pessoa ter ferro em abundância (se não for vegetariano). Já vi em um comentário o Dr. falando que em muitos dos pacientes ele recomenda fazer doação de sangue regularmente, justamente para manter os ‘níveis normais’ de ferro no sangue.
Boa André! Vou comentar lá sim – mas, desde já, é reconfortante saber que ferro alto é comum!
Olá Ricardo. Concordo com o André. Faz algum tempo estava ouvindo um podcast do “Corrida no Ar” com a participação do Dr. Souto, referente a alimentação low carb e paleolítica aplicada a corrida. E o mesmo sugeriu que os individuos do sexo masculino fizessem doação de sangue periodicamente para baixar o excesso de ferro no sangue. Acho que resolveria o problema da ferritina, porém por você ter sido exposto a procedimento cirúgico a pouco tempo, e envolvendo o fígado, acredito que talvez deva optar por outra medida de controle.
O que eu espero é que, no meu caso, possa existir alguma outra medida! Detestaia ter que voltar ao passado!
Concordo. Pelo seus relatos, a nova alimentação proposta obteve muito mais prós que contras. E eu aos poucos estou tentando migrar para a mesma. Espero que identifique uma solução bem rápida. Compartilho aqui um interessante texto que li ao pesquisar sobre o assunto. Apesar de considerar que você já tenha feito o mesmo. :)
http://www.leandrominozzo.com.br/blog/?p=558
Juan, valeu pela indicação o blog! Já fiz ressonância magnética e aparentemente tudo está normal, exceto mesmo pelo leve excesso de ferro.
Bom… amanhã me mando pra Comrades e na volta farei uma consulta com meu médico que, de toda forma, me tranquilizou bastante depois de ter visto os exames por conta da queda de indicadores mais importantes como Gama-GT, TGO e TGP.
Li alguns posts sobre fazer doação de sangue e diminuir a carne vermelha como formas de se reduzir e ferritina. Já estou cortando a carne, mas devo validar isso tudo com ele quando retornar.