Pico do Jaraguá

Quer brincar de desníveis em um cenário deslumbrante? Pegue o carro e vá até o Pico do Jaraguá, ponto mais alto de Sampa.

De forma geral, há duas alternativas por lá: fazer o caminho todo pela estrada que dá ao topo, serpenteando a montanha e totalizando 4,5km de subida, ou cortar pela Trilha do Pai Zé, que “troca” metade do caminho por um percurso bem mais técnico e ideal para treinar off-road.

E, claro, sempre dá para fazer ambos.

No melhor treino que fiz por lá preferi começar pela estrada, com seus quilômetros tão intermináveis quanto lindos. Serviu para aquecer em uma manhã fria e com neblina encobrindo o pico.

IMG_4999.JPG

20140628-103118-37878488.jpg

20140628-103119-37879430.jpg

 

Depois, a parte divertida: descer. Faz algum tempo que tomei as descidas como a parte mais deliciosa de qualquer treino, principalmente quando consigo ir rápido. Mérito do meu treinador que inseriu um negócio chamado de Kenyan Hills na minha planilha: algo como subir e descer morros como se o mundo estivesse prestes a acabar.

Chegando na base de volta, hora de pegar a trilha. Já tinha feito ela uma vez, mas é impressionante como intimidade vem rápido.

Subir em trilha, claro, é mais demorado do que na estrada – mas depois que se perde o medo dela tudo fica mais instigante. A pressa vem nas horas certas, a cautela chega nos momentos precisos, pernas e pulmões se alternam no cansaço. Até o topo.

IMG_5002.JPG

De lá para baixo, tudo é diversão novamente, voando morro abaixo sem medo do solo. Aliás, medo é um negócio curioso: basta perdê-lo que nada de errado parece acontecer. Ao contrário: ele parece ser trocado por pura segurança nas pisadas. Perfeito.

O terceiro “round” foi uma alternância: subi pela estrada, para somar mais volume, e desci de novo pela trilha, para fechar com mais sorrisos.

E assim foi o dia, com perfeitos 1.300 metros de ganho altimétrico e um belo treino para os desafios que estão por vir!

Não é tão comum ir ao Pico do Jaraguá – mas certamente é algo muito esperado por ser, na minha opinião, um dos lugares mais perfeitos para se correr aqui em Sampa.

Tem dúvidas? É só se ligar na vista impressionante da metrópole que se derrama sob os pés da montanha.

20140628-103120-37880410.jpg

20140628-103117-37877507.jpg

Screen Shot 2015-01-12 at 10.36.24 AM

Anúncios

Um comentário sobre “Pico do Jaraguá

  1. parabens, fiz uma etapa da Copa Paulista de Corridas de montanha no jaraguá, pena que essa copa esteja decadente e se limita ao tratamento amadoristico. Mas o local é bem legal, visite Paranapiacaba, se não for rodar mais que duas horas é só avisar.

    Abs.
    José Carlos dos Reis Faria
    jcrfaria@santoandre.sp.gov.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s