A incrível capacidade de recuperação do corpo humano

Para mim, pelo menos, foi surpreendente. Não sou corredor de elite, não acumulo 200kms semanais e nem somo uma ultra por semana. 

Por outro lado, é bem verdade, estudo o meu próprio corpo com o zêlo de um vestibulando neurótico: leio tudo sobre qualquer minúsculo sintoma, faço autoexames cuidadosos a cada instante, instintivamente, e tomo um cuidado extremo com biomecânica e nutrição.

Tudo isso deve ter contribuído.

Mas o fato é que desde ontem, apenas um dia depois de correr quase 90K em pouco mais de 13 horas pelas montanhas mineiras, estou me sentindo novo. 

Nada de mancar, nada de dores musculares, nada de articulações pesadas. Nada de inchaços, nada de dores de cabeça, nada nem de uma febrinha leve que costumava me acompanhar após provas mais duras. 

Nada.

Quando terminei os 56km da Two Oceans, em 2013, passei dias me locomovendo como um babuíno bêbado. De lá para cá, no entanto, esse tempo de recuperação foi diminuindo progressivamente: Comrades, Douro Ultra Trail, 50K da Copa Paulista de Montanha. 

Mas nada se assemelhou a esta Ultra Estrada Real.

Com o perdão de parecer arrogante, estou impressionado com o meu próprio corpo. E feliz – muito feliz com isso.

Agora, afinal, começo a intensificar o treinamento para a Comrades 2015, no final de maio – e é sempre bom dar a largada com um moral elevado.

Dane-se a planilha vazia: acho que darei uma trotadinha leve no parque hoje à noite.

  

Anúncios

8 comentários sobre “A incrível capacidade de recuperação do corpo humano

  1. Opa Ricardo! Esqueci de conversar pessoalmente contigo sobre sua nova dieta, na oportunidade que tive no caminho da UER. Mas você credita à dieta LCHF esta rápida recuperação?

    Abraço!

    • Oi Juan! Sinceramente, acredito que sim. E por dois motivos: a menor retenção de líquido e, consequentemente, de inflamação, e pela maior quantidade de proteína na alimentação. Ou seja: acaba que há vantagens dos dois lados.

  2. Engraçado,semana passada numa prova de 23 km em Igarata meu corpo ficou bem mais cansado do que nesse último mesmo tendo feito quase 90 pela Estrada Real,vai entender…

  3. Parabéns Ricardo para vc e a todos que participaram, infelizmente não deu para eu correr na ESTRADA REAL que tanto esperei e contei os dias…sniff
    Mas fico feliz por todos corredores que participaram
    BJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s